Damiana da Cunha, Já a Conhece? #1

Neste episódio, inauguramos o nosso quadro “Já a conhece?”, direcionado a apresentar narrativas de mulheres históricas. A mulher e personagem histórica que escolhemos trazer para inaugurar este quadro com vocês é a índia caiapó Damiana da Cunha, uma das principais lideranças políticas da região de Goiás no início do séc. XIX. Uma figura interessante, Damiana da Cunha foi admirada tanto por colonizadores europeus quanto por seus parentes indígenas, sendo um dos muitos elos de contato entre o mundo europeu em expansão e os mundos indígenas em resistência.

Para fazemos este episódio, convidamos a Prof. Me. Suelen Siqueira Julio, que pesquisa mulheres indígenas durante o período colonial brasileiro e defendeu a dissertação de mestrado sobre Damiana da Cunha, publicada como o livro “Damiana da Cunha: uma índia entre a ‘sombra da cruz’ e os caiapós do sertão”.

Através de Damiana, tentamos contribuir um pouco com o debate acerca da multiplicidade de subjetividades femininas, especialmente das mulheres indígenas brasileiras.

Episódio contou com:

Tami Nogueira – Instagram | Adquira seu livro
Suelen Siqueira JulioInstagram

Ouçam os seguintes episódios: 

Vera Brittain (Já a conhece?) | Alguém Especial | O Amor Não Tira Férias

Apoie a família Book’s Time Brasil!

Ajude o Narradelas sendo o nosso padrinho para que o podcast continue existindo – e evoluindo!

Ouça o Narradelas em qualquer lugar

Deixe seu feedback para melhorarmos cada vez mais e entregarmos o melhor podcast possível a todos vocês. E nos avalie com 5 estrelas no iTunes!

Narradelas é um projeto colaborativo de discussões sobre as diversas formas de narrar as experiências femininas (algumas julgamos boas; outras nem tanto e, outras, são só ruins mesmo).

Apoie a família Book’s Time Brasil: https://linktr.ee/bookstimebrasil

Ajude o Narradelas a continuar existindo – e evoluindo!

Acompanhe nossas redes sociais:

Twitch: Book’s Time Brasil | Instagram: @narradelas | Twitter: Book’s Time Brasil

Comercial/ Parcerias: narradelaspodcast@gmail.com

Mais episódios